Olá, amigos!

Olá, amigos!
Sejam bem vindos a este nosso espaço de partilha! Começa aqui a nossa viagem...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Somos uma turma do 4º ano de 21 alunos da EB1 / JI da Azenha. Coube-nos escrever a 2ª parte da história em rede, actividade que, ao contrário dos alunos da Professora Margarida, estamos a fazer pela primeira vez. Estamos a achar muito interessante escrever histórias em rede com outras turmas que nem sequer conhecemos. Estamos também muito expectantes em relação à continuação e final da história. Bons sonhos de escrita!!!


Com olhos fixos naquela feiticeira, respondi, mais uma vez delicadamente.
- Sou um ser humano, mais propriamente, uma criança de nove anos, chamo-me Lenoel, vivo na Terra, um planeta onde existe água refrescante, florestas verdejantes, diversos animais e milhões de pessoas como eu.
Também eu, nunca tinha visto uma criatura como tu e estou muito espantado de ter vindo aqui parar, mas não achas espectacular?
Estava eu a ler um livro, debaixo de um frondoso e secular sobreiro, quando de repente, comecei a ouvir uma melodia. Pensei que fosse do meu MP4 mas afinal o som vinha mesmo do meu livro! Prestei mais atenção e quando dei por mim estava a observar-te a voar e a cantar. Podes repetir essa quadra de embalar?
- Claro que sim. É um prazer, pois eu adoro cantar!


"Sou feiticeira das palavras
Da vida, da cor, da alegria
Trago na minha voz
Um sopro de magia..."



O menino aplaudiu. A feiticeira sorriu e exclamou:
- Menino, menino!... Gostava de saber mais sobre o sítio de onde vieste. Fala-me mais, conta-me mais pormenores, diz-me mais palavras!
- O que queres saber mais do meu mundo?
Que é o terceiro planeta do sistema solar,
 a contar do Sol que está sempre a brilhar!
Que está dividido em oceanos e continentes
onde vivem seres muito valentes!
Que cada terra teve um rei e uma história
que fica sempre na memória!
A feiticeira neste momento já estava sentada à chinês, com as suas asas muito paradas, a ouvir com atenção.
Quando o menino parou de descrever o planeta Terra, ela comentou:
- Brincas muito com as palavras mas eu também, queres ver?
O teu nome ao contrário dá Leonel que rima com: papel, anel, pincel, mel e carrossel.
- Ah! Que lindo! É por isso que és a Feiticeira das Palavras!
Também estou muito curioso em saber mais sobre o teu mundo. Agora chegou o momento de eu te conhecer e de tu responderes às minhas questões: Quem és tu? Por que és a Feiticeira das Palavras? De onde vieste? Como é o teu castelo? Quem vive lá? O que fazes aqui?...





5 comentários:

  1. Olá a todos!

    Adoramos dar o nosso contributo na história em rede.

    A turma do 4º ano da Azenha

    ResponderEliminar
  2. Olá amiguinhos!
    Somos os alunos da escola de Castromil.
    Gostámos muito da parte que fala sobre o menino Leonel. Para nós, ele é uma personagem amorosa e divertido. Gosta de aventuras e de ler. Deixamos-te um desafio: que outros sonhos poderia ter Leonel?
    Sara, Daniela, Marcos, Rita, Hugo e Andreia.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    somos os mineirinhos de Castromil.Gustamos muito de ter participado na história «A Feiticeira das Palavras».Como sentimos bastante carinho pela a natureza,a parte do conto que mais nos cativou foi a da escola de Bustelo.Queremos fazer um apelo:Cuidem bem da Natureza.
    Hélder,Alice,Ana,André e Nuno.

    ResponderEliminar
  4. Olá colegas da escola de Castromil.
    O Lenoel poderia sonhar que estaria no mundo das palavras e também fazer uma viagem perto dos sons.
    Até breve.
    Beijos: Diana, Pedro e Joana.

    ResponderEliminar
  5. Olá,amigos dos Sonhos de Escrita!

    Adorámos o que escrevemos principalmente da parte que rima.


    Adeus Célia, Luís e Tomás.

    ResponderEliminar