Olá, amigos!

Olá, amigos!
Sejam bem vindos a este nosso espaço de partilha! Começa aqui a nossa viagem...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Momentos vivos

Hoje estou só eu, a professora dos Pedacitos, sem a turma.
Às vezes os planos que tinha para uma aula saem "furados" porque surgem novidades, solicitações que nos "obrigam" a desviar-nos do que tínhamos pensado. Nunca me arrependi destes "desvios", acho que todos eles enriqueceram a turma.
A última mudança de planos surgiu no dia da prova de Aferição de Língua Portuguesa do 4º ano. À tarde os comentários eram muitos, as trocas de impressões e as dúvidas dos mais velhos eram uma constante.
- Professora, a prova foi muito difícil?- perguntavam-me os meus alunos.
Este era um dos tais momentos de fugir à planificação, respondendo à tal curiosidade. Abri então as provas no quadro interactivo e li o texto de uma forma expressiva, tal como eles gostam. Acharam o texto bonito e as respostas às questões surgiram facilmente. Trabalhámos depois todas as propostas de escrita e o resultado surpreendeu-me...


O Cláudio respondeu assim à pergunta: "O que farias se fosses a primeira pessoa a chegar à Lua"

" Se eu fosse o primeiro a chegar à Lua, espetava a bandeira de Portugal, dava-lhe um abraço como se ela fosse minha mãe e corria à volta dela."

A segunda proposta foi criar um bilhete do Homem a avisar a Lua da sua chegada. Ficam aqui alguns desses textos:

Querida Lua, eu vou ter contigo, vou te fazer um poema de amor.
Toma um banho de estrelas, maquilha-te e põe perfume. Usa pulseiras de ouro e colares de prata. Eu chego aí à noite.
Continua bonita!
Um xi-coração.
Bruna


"Lua, hoje vou até aí porque queria ver-te.Vou até aí à noite.
Gosto muito de ti. Tenho a certeza que me vais encantar!
Um abraço.
Sílvia


Olá, Lua. Está tudo bem?
Eu venho fazer-te uma surpresa: vou visitar-te hoje à noite, porque é  quando tu estás no céu.
Um abraço
Rita


Olá, Lua.
Vou visitar-te. Quero ver a tua beleza e quero dar-te um beijo.
Vou aí de manhã e só venho à noite.
Vânia

Sem comentários:

Enviar um comentário