Olá, amigos!

Olá, amigos!
Sejam bem vindos a este nosso espaço de partilha! Começa aqui a nossa viagem...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

À maneira de ...

Luísa Ducla Soares é uma das nossas visitas mais habituais. Nas aulas lemos muitos poemas dela porque gostamos muito desta escritora.
Estivemos desta vez a explorar o poema “Se” e trabalhámos uma proposta apresentada num livro auxiliar de escrita: havia um conjunto de palavras (gatos, rodas, penas, mão, carros, bonecas, vida, asas, cadeiras, cores, mundo e janelas) e com elas criávamos o nosso poema “Se”. A professora também criou o dela.

É sempre um momento muito esperado a leitura à turma dos textos criados. Os poemas ficaram todos muito bonitos! Uns são engraçados, outros são sérios, e todos mereceram palmas.
Assim é fácil criar um poema!

Se eu tivesse muitos gatos

Dava-lhes o nome de “Bonecas”
Se a minha vida
Fosse asas de cores,
Sairia pelas janelas.
Se as minhas pernas fossem rodas,
Daria a volta ao mundo.
Se a minha mão tivesse carros,
Iria dar a volta ao mundo
Em cima de duas cadeiras!
Ana




Se as bonecas tivessem penas,

Se as penas tivessem gatos,
Se os gatos tivessem carros,
Se os carros tivessem vida,
Se a vida tivesse janelas,
Se as janelas tivessem rodas,
Se as rodas tivessem cores,
Se as cores tivessem asas,
Se as asas tivessem mão,
Se a mão tivesse o mundo,
Se o mundo tivesse bonecas,
Se as bonecas tivessem cadeiras,
Podiam ficar sentadas,
A ouvir este poema!
Cátia


Se a vida tivesse mão

Se a mão tivesse quinze braços
Se as rodas tivessem rosas
Se as bonecas falassem comigo
Se as cadeiras tivessem penas
Se as penas tivessem gatos
Se os carros tivessem asas
Se as janelas tivessem cores
Do meu quarto pintava tudo de azul!
Marta

Se os carros em vez de rodas tivessem pernas
Se as pernas das cadeiras andassem até às janelas
Se nas janelas houvesse gatos às cores e com asas
Se as bonecas tivessem vida
Se a vida do mundo inteiro
Estivesse na minha mão
Não haveria guerras
E todos nós seríamos felizes!
Samuel

Se as rodas tivessem gatos,
Eu podia aquecer nelas os meus pés.
Se as mãos tivessem penas,
Eu fazia cócegas à mãe quando me pegasse ao colo.
Se os carros tivessem asas
Eu conhecia o mundo
Todo, todo, num segundo.
Se as cadeiras tivessem vida,
Seguravam-me bem quando adormecia.
Se as bonecas se sentassem às janelas
O mundo tinha mais cores e eu sorria
Porque era mais bonito o dia!
Professora Margarida


Se eu tivesse penas,
Ao tomar banho, a minha mão escorregava do chuveiro.
Se os carros tivessem cadeiras feitas de bonecas,
Se as asas tivessem cores,
O mundo dava vida às janelas!
Se os gatos tivessem rodas
Tinham muita piada!
Bruna


Se os gatos tivessem penas
Se as penas tivessem cores
Se as cores tivessem janelas
Se as janelas tivessem vida se a vida tivesse mãos
Se as mãos tivessem bonecas
Se as bonecas tivessem carros
Se os carros tivessem cadeiras
Se as cadeiras tivessem rodas se as rodas tivessem asas
Voavam pelo mundo!
Rúben

Se os gatos tivessem rodas
Se as rodas usassem asas
Se as asas vissem pelas janelas
Se as janelas espreitassem as bonecas
Se as bonecas tivessem vida
Se a vida fosse às cores
Se as cores pintassem o mundo
Se o mundo coubesse na minha mão
Se a mão tivesse penas
Todos seríamos muito mais felizes!
Tiago

Se as janelas não tivessem cores,
Não tinham piada
Se os carros não tivessem rodas
Se os gatos tivessem asas
Se a minha mão tivesse penas
Se no mundo não houvesse vida
Se as bonecas fossem reais
Se não houvesse cadeiras em casa
Se fosse isto e muito mais?
Rafael

Se as cadeiras nadassem no mar
Se as rodas andassem no ar
Se as penas voassem
Se as bonecas andassem
Se a vida mudasse
Se o mundo fosse limpo
Se as canecas tivessem asas
Se as janelas fossem triangulares
Se a minha mão fosse cor-de-rosa
Se os carros fossem circulares
Se os gatos fossem quadriculados
Se as montanhas tivessem porta
Se eu fosse mágica
Se eu tivesse asas
Se o mundo fosse colorido
Se debaixo da mesa tivesse uma lua
Se o relógio tivesse cortinas
Se eu com as pessoas brincasse…
Que diferente seria a vida!
Rita

Se as asas tivessem cores
Davam vida ao mundo.
Se os carros não tivessem rodas nem cadeiras nem janelas,
Não podíamos passear neles.
Se eu pudesse, punha a mão das minhas bonecas
A brincar com os gatos!
Se as aves não tivessem penas
Não podiam colorir o mundo.
Daniela

Se as bonecas falassem,
Se as cadeiras fugissem,
Se os carros voassem,
Se as penas escrevessem,
Se o mundo fosse quadrado,
Se a mão tivesse bolas,
Se a vida corresse,
Se as janelas fossem laranjas,
Se as rodas ganhassem vida,
Se os gatos tivessem asas,
Se as cores fossem transparentes,
Eu vivia num mundo radiante!
Luísa

Se as cadeiras nadassem no mar,
Se os gatos não tivessem vida,
Se as cadeiras tivessem rodas e cores,
Se as bonecas tivessem penas,
Se os carros subissem a parede
Subiam pela janela
E a vida era mais bela!
Cláudio

Se os gatos tivessem asas,
Se as asas tivessem cores,
Se as cores tivessem penas,
Se as penas tivessem mãos,
Se as mãos tivessem bonecas,
Se as bonecas tivessem vida,
Se a vida tivesse janelas,
Se a janela tivesse cadeiras,
Se as cadeiras tivessem rodas,
Se as rodas tivessem mundo,
Se o o mundo fosse um carro,
Podia passear no universo!
Filipa

Se os gatos tivessem asas,
Se as asas tivessem mãos,
Se as mãos tivessem janelas,
Se as janelas tivessem penas,
Se as mãos tivessem vida,
Se as penas tivessem rodas,
Se a vida tivesse cadeiras,
Se as cores tivessem mundo,
Se as bonecas tivessem mundo,
Se as cadeiras tivessem rodas,
Eu sentava-me e corria o mundo
Num segundo!
Vânia

Se as bonecas tivessem vida,
Se a vida fosse às cores,
Se a mão tivesse penas,
Eu tinha asas para voar
E conhecer o mundo.
Maria

Se os gatos tivessem asas
Se os carros tivessem asas
Se o mundo corresse na rua
Se a mão pudesse falar e andar
Se as cadeiras andassem na rua
Se a vida fosse um mar de rosas
Se os gatos viessem às janelas
Se as asas fossem vida
Se os gatos tivessem penas
Se as cores do arco-íris
Fossem as cores das bonecas
A vida era mais colorida!
Ricardo
Se o mundo tivesse rodas
Se as rodas tivessem vida
Se a vida tivesse asas
Se as asas tivessem gatos
Se os gatos tivessem penas
Se as penas tivessem mãos
Se as mãos tivessem cores
Se as cores tivessem janelas
Se as janelas tivessem cadeiras
Se as cadeiras tivessem bonecas
Eu ia viajar pelo mundo numa só mão!
Sílvia

3 comentários:

  1. Olá, Sonhos de Escrita.
    É pena não termos todos internet em casa pois asssim, só podemos visitar o blogue na escola.
    Ficamos sempre contentes quando os nossos trabalhos no blogue.
    Um abraço para todos os que nos visitam

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. OLá Pedacitos

    Se o mundo tivesse palavras
    se as palavras tivessem amor
    se o amor se espalhasse
    não haveria dor...

    Parabéns
    Bernardino

    ResponderEliminar