Olá, amigos!

Olá, amigos!
Sejam bem vindos a este nosso espaço de partilha! Começa aqui a nossa viagem...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Na nossa escola é já habitual ver uma história nascer e crescer, andando de turma em turma. Nesta Semana da Leitura, mais uma história partiu da nossa turma, viajou por por mail, e voltou à nossa sala. Estávamos curiosos, queríamos saber o que estava a acontecer à Mariana, a personagem que inventámos...

As aventuras desta menina e deste livro especial foram também até nossa casa, para serem imaginadas em família, durante o fim de semana.
Para poderem ver a passagem por cada sala, fica aqui um registo com as cinco cores das cinco turmas. Como a começámos, a nossa cor repete-se no fim, ao dar-lhe o fim.

Achamos que vão gostar tanto de a ler como nós gostámos de a fazer.

UMA VIAGEM NO LIVRO

Era uma vez uma menina chamada Mariana que adorava ler.
Um dia, ao passar num parque à ida para casa, viu um livro pousado num banco do jardim. Tinha uma capa muito colorida, por isso ela viu-o ao longe.
Aproximou-se, pegou nele, sentou-se e começou a folheá-lo.
- Mas que livro estranho! - Pensou Mariana quando as páginas começaram a virar-se sozinhas.- Deve ser o vento! Oh! Mas não se sente nem uma brisa!...

Numa das páginas havia o desenho de uma mão estendida. Parecia tão real que Mariana tocou-lhe com um dedo. Nesse momento, uma coisa estranha aconteceu! Mariana foi puxada para dentro do livro, sentindo a cabeça tonta de tanto rodar!
Ela foi pousando numas páginas brancas cheias de letras multicolores que saltavam e riam parecendo querer brincar com a menina. Foram formando uma roda à sua volta encaminhando-a para a presença do rei das Letras, o Abecedário.

Pelo caminho, passaram por uma floresta em que as plantas eram feitas de palavras bem coloridas e alegres! Tudo parecia estranho pois, por onde passava, as letras baralhavam-se tanto que Mariana não as entendia. O que se passava? Coitada! Estava tão assustada!
Nesse momento, Mariana só pensava:
- “Que querem elas de mim?”
As letras iam-se juntando, querendo dizer: “Anda connosco!”; mas só conseguiam escrever uma mistura extravagante: “Nada noc socon!”. Mariana não entendia! Sentia-se preocupada, confusa!... O que fazer?
A Mariana pensou, pensou e ao observar o horizonte viu um grande castelo. Decidiu ir lá procurar ajuda para conseguir ler aquelas palavras tão esquisitas.
Lá vivia um mágico (rei Abecedário) muito simpático, que a convidou a entrar no Castelo da Leitura.
Assim que pôs um pé na sala de estar tudo começou a mexer e …logo caiu ao chão porque estava muito zonza.
Quando se levantou e tentou sair da sala, os livros tapavam a porta e não a deixavam sair.
De uma das prateleiras saiu um grosso livro que se abriu e de lá saiu o rei Abecedário. Mariana ficou espantada e perguntou:
- Como consegues entrar e sair desse livro?
- Eu posso tudo porque sou um mágico.
- Se tu és um mágico, ajuda-me a sair daqui. Quero ir para a minha casa!
- Não te posso ajudar porque os meus feitiços estão trocados...
- Se eu te ajudar a procurar e ordenar as letras tu ajudas-me a ir para casa.
- Claro que sim. Olha que vai ser difícil, elas são muito matreiras e rápidas.
- Vais ver que é fácil. Como eu gosto muito de ler, será mais fácil encontrar os seus esconderijos.
O rei ficou bastante entusiasmado e começaram a tirar os vários livros das prateleiras. De repente apareceu espreitando a letra a. Mariana apanhou-a logo e colocou-a na barra do manto do rei. Outras letras começaram a espreitar mas Mariana não fazia nada. O rei perguntou-lhe:
- Então? Vais ficar aí parada?
- Chiu! Não faças barulho! Eu tenho que as apanhar por ordem alfabética!
- Mas o que é isso?- perguntou o rei.
- O alfabeto é o abecedário! As letras são colocadas numa determinada ordem. Tu não sabias isso?! – estranhou Mariana.
- Eu sempre as deixei andar à vontade! Se calhar elas ficaram confusas e por isso o meu feitiço está baralhado. Ajuda-me então para voltar tudo ao normal!...
As letras eram mesmo muito rápidas e matreiras por isso este trabalho durou todo o resto da tarde. Uma a uma, por ordem, as letras foram coladas no local correcto até que o manto ficou decorado a toda a volta. A capa começou então a brilhar e a esvoaçar..
- Viva! Estou a sentir os meus poderes novamente! Agora já te posso ajudar a voltar, tu mereces! Trouxeste a normalidade ao meu reino!
De repente a capa soltou-se, foi pelo ar e apanhou a Mariana. Num rodopio alucinante saiu pela janela e levou-a até ao banco de jardim, pousando-a com delicadeza.
Mariana olhou e viu o livro mágico. Ia guardá-lo mas lembrou-se:
- Vou deixá-lo aqui para que outros meninos possam viver a sua magia.

Mariana levantou-se e foi para casa com o maior sorriso do mundo no rosto.

Pedacitos

Sem comentários:

Enviar um comentário