Olá, amigos!

Olá, amigos!
Sejam bem vindos a este nosso espaço de partilha! Começa aqui a nossa viagem...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Criadores de histórias

As histórias surgem sempre que quisermos, vindas de uma palavra, de um gesto ou de uma imagem.
Hoje na nossa sala as histórias nasceram de uma imagem muito simples que depois tivemos de pintar. A imagem era a mesma mas cada um leu e escreveu uma história única.
Ficam aqui a imagem e as histórias que delas nasceram.


Num dia muito lindo de sol, andava uma fada madrinha a passear. Ela chamava-se Anilasore.
Todos os animais gostavam muito dela. Anilasore também gostava deles.
Um dia estava tanto sol que nem um guarda-chuva conseguia proteger uma pessoa.
A fada Anilasore tinha que fazer alguma coisa…
Teve então uma grande ideia: soprar com toda a sua força. Então Anilasore soprou, soprou e soprou, até que conseguiu apagar o fogo!
Os animais começaram todos a cantar e a dançar, felizes com a vitória da fada Anilasore!
Sílvia


A fada Lili andava pela floresta e começou a sentir um calor estranho…

- Que calor esquisito! Que estranho na floresta!
A fada estranhou . Numa floresta com tantas árvores ia estar tanto calor? Lili foi ver o que se estava a passar.
- Oh, não! A floresta está a arder! – gritou ela.
Tinha que fazer alguma coisa… Soprou, soprou e soprou e conseguiu apagar o fogo. Ficou muito contente, a floresta estava salva!
Luísa

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Feiticeira das Palavras


Para os visitantes que queiram saber os pormenores do lançamento do livro "A feiticeira das Palavras", podem aceder através do endereço electónico. Uma reportagem do jornal " O Progresso de Paredes".



 

Feiticeira das Palavras

Mais informações sobre a lançamento do livro "Feiticeira das Palavras".


http://videomusica.blogs.sapo.pt/4116.html

domingo, 25 de abril de 2010

A FEITICEIRA NA INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA

No dia Mundial do Livro ocorreu na Escola EB1/ JI da Azenha a Inauguração da biblioteca: "Mil Folhas" que foi integrada na rede de bibliotecas.
Como participámos na escrita do livro: "A Feiticeira das Palavras", como se trata de um livro também desta escola, as professoras bibliotecárias Lina e Célia consideraram importante apresentar este projecto a todos os convidados (vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Vereadora da Educação, coordenadora inter-concelhia da rede de bibliotecas, Direccção do Agrupamento, coordenadoras, professores, auxiliares,..). Para além de uma exposição em Powerpoint, apresentámos um número que englobava dança de uma Feiticeira (Leandra), vestida a rigor, música de fundo (Dance Can Dance) e em simultâneo a leitura de excertos da história: "A Feiticeira das Palavras"(Diana e Diogo).
Foi mais um momento "alto" da vida escolar dos meus alunos.
Este ano tem sido recheado de desafios, emoções e aprendizagens.


terça-feira, 20 de abril de 2010

NOTÍCIA

Olá amiguinhos! Mais uma vez resolvemos responder ao desafio. Nada melhor do que escrever uma notícia sobre o lançamento do nosso livro.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gostámos de fazer a notícia do lançamento do nosso livro e aqui vai mais uma novidade dos Pedacitos, escrita como se fosse para um jornal. É que nós aprendemos com muita facilidade como se escreve uma notícia. As palavras "lead" ou "cabeçalho", "corpo" de notícia já são bem nossas conhecidas e não temos dificuldades em seguir os passos necessários para construir o texto. Este é então um momento de partilha, escrito em forma de notícia...
 
Uma novidade na sala
O fóssil
A Luísa hoje de manhã trouxe um fóssil para a escola.
Trazia-o com muito cuidado, numa caixa fechada para não partir.

Foi o pai que o encontrou e como é muito raro (porque é de um ovo), não queria que a Luísa o trouxesse. A mãe achou que por ser raro é que devia ser mostrado.
A turma observou-o com atenção e todos acharam que era um embrião de uma cobra onde se notavam bem a cabeça e os olhos.
Uma pesquisa na internet ajudou a perceber o que são fósseis.São restos de seres vivos ou vestígios de actividades biológicas (ovos , pegadas , etc.) preservados nos sistemas naturais. Somente os restos ou vestígios de organismos com mais de 11.000 anos são considerados fósseis.
É relativamente fácil encontrá-los na nossa zona, onde existe o xisto ou lousa.

O curioso é que à tarde apareceu no campo de jogos do recreio uma cobra viva.
Será que daqui a 11.000 anos alguém a vai encontrar num fóssil e mostrar aos amigos na escola?!

terça-feira, 13 de abril de 2010

A notícia

Os Pedacitos estiveram no lançamento do livro "Feiticeira das Palavras" e respondem agora ao 5º desafio, com a notícia.
A Feiticeira das palavras
Lançamento do livro
Os alunos e professores envolvidos na escrita do conto "Feiticeira das Palavras", projecto do PNEP 2, fizeram a apresentação do livro na Casa da Cultura, em Paredes, no dia 26 de Março pelas 21.30.
Num espectáculo que incluiu ballet e música foi apresentado este projecto de escrita em rede que envolveu alunos de sete turmas do 1º Ciclo na criação de uma história em rede.
Foram ainda entregues aos alunos os prémios para os desafios lançados, na representação da Feiticeira e do castelo.
A importância deste projecto foi salientada nas intervenções do representante da Editora "O lugar da palavra", do ilustrador Aurélio Mesquita, da Dra Edite e da Dra Assunção dos Agrupamentos de Sobreira e de Campo e ainda do professor José António Costa, coordenador do PNEP.
Esta noite terminou com um enorme bolo com a forma e as cores do castelo da Feiticeira, oferta do curso CEF da EB2.3. de Sobreira.
Todos os envolvidos se mostraram satisfeitos por poderem apresentar a todos o seu trabalho e por o ver reconhecido, estando prontos a entrar noutros desafios.

terça-feira, 6 de abril de 2010

5º Desafio: "A Notícia"

Mais um desafio para alunos e professores envolvidos na Formação do PNEP2.

Elabora uma notícia sobre o lançamento do livro " A Feiticeira das Palavras"


Algumas considerações sobre " A Notícia"

A notícia é um texto de carácter informtivo. Caracteriza-se pela actualidade, objectividade, brevidade e interesse geral. É redigida na 3.ª pessoa.
Na notícia, as informações são, geralmente, apresentadas por ordem decrescente de importância: as mais importantes aparecem no início (no "lead") e as menos importantes no "corpo da notícia". No conto, por exemplo, acontece o contrário.



A estrutura da Notícia
1. Uma notícia bem estruturada deve ser constituída por:
1.1 LEAD, CABEÇA ou PARÁGRAFO-GUIA - primeiro parágrafo, no qual se resume o que aconteceu.
É a parte mais importante da nótícia e o seu objectivo é, não só captar a atenção do leitor, mas ainda fornecer-lhe as informações fundamentais. Neste parágrafo deverá ser dada resposta às seguintes perguntas essenciais: quem?, o quê?, onde?, quando?.
1.2. CORPO DA NOTÍCIA - desenvolvimento da notícia, onde se faz a descrição pormenorizada do que aconteceu. Nesta segunda parte, deverá responder-se às perguntas: como?, porquê?.
1.3. A notícia é encabeçada por um título que deve ser muito preciso e expressivo, para chamar a atenção do leitor. ESte título relaciona-se, habitualmente, com o que é tratado no LEAD e pode ser acompanhado por um antetítulo e/ou por um subtítulo.



Características da Linguagem da Notícia
A linguagem a utilizar deverá respeitar os seguintes princípios:
- ser simples, clara, concisa e acessível, utilizando vocabulário corrente e freases curtas;
- recorrer prioritariamente ao nome e ao verbo, evitando soretudo os adjectivos valorativos;
- usar especialmente frases de tipo declarativo;
- não perder de vist que a sua principal função é informar.



sexta-feira, 2 de abril de 2010

Alguns momentos...

Ficam alguns registos do lançamento do livro "A Feiticeira das Palavras"...

Lançamento do Livro

Realizou-se, como é do conhecimento de todos, o lançamento do livro " Feiticeira das Palavras". Num ambiente de magia, cor e alegria as sete turmas envolvidas marcaram presença através de ballet, música e muito boa disposição. Atribuímos os prémios aos vencedores do 2.º e 3.º desafio nas categorias de ilustração e construção. Estiveram presentes os membros dos três Agrupamentos envolvidos na Formação do Programa Nacional de Ensino do Português, o Drº João Carlos Brito, proprietário da Editora Lugar da Palavra, o ilustrador Aurélio Mesquita e o Coordenador Institucional do Porto, Drº José António da Costa. O evento terminou com a música da Feiticeira, seguido dos parabéns acompanhado com um bolo em forma de castelo, confeccionado pelo curso CEF de Panificação e Pastelaria da E.B. 2/3 de Sobreira. Subiram ao palco todos os professores coordenadores do projecto, à excepção da professora Albertina Faria, que por motivos de saúde não pôde estar presente. Como é óbvio, sentimos  a sua falta no culminar deste projecto. Agradecemos o empenho e a dedicação que teve ao longo deste processo. Para a Professora Albertina Faria as rápidas melhoras.

Sonhos de Escrita